Marcadores:

Calendário Vacinal desde 1968

Por Cida → quarta-feira, 23 de julho de 2014

A partir de hoje, vou postar a cada dia um novo calendário Vacinal desde o ano de 1968 até os dias de hoje; assim fica mais fácil o aprendizado.  Vamos falar hoje do calendário vacinal de 1968.

Parte da história da Divisão de Imunização está na mudança dos calendários vacinais, quer devido à mudança na situação epidemiológica das doenças imunopreveniveis ou da inclusão de novas vacinas.

A primeira Norma do Programa de Vacinação da Secretaria da Saúde Pública (antiga denominação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) foi implantada em 1968 e recomendava:
BCG oral: entre 3 e 7 dias de vida, realização de teste tuberculínico aos 12 meses de idade e revacinação nos casos não reatores.
Vacina contra poliomielite e DPT (contra difteria, coqueluche e tétano): três doses básicas com intervalo de dois meses e três doses básicas da vacina DPT com intervalo de um mês. Naquela época, o intervalo mínimo entre as doses de Sabin era de um mês. O primeiro reforço da vacina Sabin e DPT era aplicado entre 15 e 18 meses de idade e o segundo entre 3 e 4 anos; um terceiro reforço, somente contra tétano, ao entrar na escola, aos 7 anos.
Vacina contra varíola: aplicada aos 8 meses e aos 5 anos de idade. Reforços a cada cinco anos.
A vacina dupla tipo infantil (DT) era recomendada: entre 4 e 6 anos de idade.
Vacinação de gestantes: especialmente na área rural, a partir do 5º mês de gestação. Esquema de três doses com intervalo de um mês.


ESTADO DE SÃO PAULO

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO - 1968


IDADE
VACINA
DOSE
3 a 7 dias
BCG (oral)
Única
2 meses
DTP e
Poliomielite
Primeira dose
3 meses
DTP
Segunda dose
4 meses
DTP e
Poliomielite
Terceira dose
Segunda dose
6 meses
Poliomielite
Terceira dose
7 meses
Sarampo
Única
8 meses
Varíola
Dose inicial
12 meses
Teste tuberculínico (1)

15 a 18 meses
DTP e poliomielite
Primeiro reforço
3 a 4 anos
DTP e poliomielite
Segundo reforço
5 anos
Varíola (2)
Reforço
7 anos
TT
Reforço
10 anos
Varíola
Reforço
1 – se o teste resultar negativo, aplicar a BCG
2 - reforço a cada 5 anos
BCG – vacina contra tuberculose
DTP – vacina tríplice contra difteria, tétano e coqueluche (pertussis)
TT – toxóide tetânico

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Um comentário to ''Calendário Vacinal desde 1968"

ADD COMMENT
  1. Nasci em 1968 e não tenho cicatriz da BCG será que tomei essa vacina oral? Qual exame para saber se eu estou imune? O que me traz curiosidade é que meu irmão nasceu em 1966 e tem a marca no braço da vacina BCG! Muito estranho!

    ResponderExcluir