Marcadores:

Biossegurança na sala de vacina

Por Cida → quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os profissionais da área de saúde estão sob o risco de desenvolver doença profissional, por exposição a agentes infecciosos, à radiação, a produtos químicos tóxicos, inflamáveis, e ergonômicos. A exposição a agentes biológicos é preocupação constante, principalmente, quando consideramos as condições em que a atividade profissional é exercida.
A biossegurança é uma área de conhecimento referente a um conjunto de práticas e ações técnicas, destinadas a conhecer e controlar os riscos biológicos que o trabalho pode oferecer ao ambiente e às pessoas.
As normas de biossegurança ganharam maior importância, com o advento da epidemia HIV/aids e do risco aumentado para a aquisição de micro-organismos de transmissão sanguínea (hepatite viral B e C, por exemplo) entre os profissionais de saúde, do ressurgimento da tuberculose na população mundial e do aparecimento de cepas de bactérias multirresistentes.
O objetivo principal da biossegurança em serviços de saúde, portanto, aplicável às salas de vacinação, é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente infectantes, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado. Os profissionais alocados neste setor devem ter conhecimento da rotina de trabalho, assim como da normatização para o manuseio adequado dos imunobiológicos.
Nas salas de vacina, geralmente, se concentram pessoas saudáveis, sem doenças infecciosas transmissíveis, ou seja, os indivíduos que serão vacinados, seus acompanhantes e os profissionais da área da saúde (PAS ), e somente são realizados procedimentos de baixo risco para infecção nos vacinandos e nos PAS. Nessas circunstâncias, não existe justificativa para o uso rotineiro de paramentação especial. Deve-se ressaltar que as precauções-padrão aplicadas na rotina serão suficientes para evitar a ocorrência de exposição a agentes infecciosos e o desenvolvimento de infecção ocupacional.
São chamadas de precauções-padrão o conjunto de medidas que devem ser adotadas em situações de atendimento a pacientes, independente da suspeita ou não de doença transmissível. Essas medida previnem a transmissão de micro-organismos entre pacientes e desses para os profissionais da área da saúde. As precauções-padrão, quando corretamente aplicadas, protegem o profissional da área de saúde e os clientes, e compreendem:
· Higienização das mãos;
· Uso de EPI (luvas, avental, máscara, óculos, protetor facial);
· Descarte adequado dos resíduos e prevenção de acidentes com perfurocortantes;
· Limpeza e desinfecção de superfícies ambientais.
A NR-32 trouxe um progresso para a segurança dos profissionais da área da saúde e indiretamente dos clientes assistidos nos serviços de saúde, ao definir no âmbito da legislação trabalhista, as medidas para controle de infecção em estabelecimentos de assistência à saúde.

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Nenhum Comentário em " Biossegurança na sala de vacina "