Marcadores:

Capacitação para técnica da vacina BCG

Por Cida → domingo, 24 de outubro de 2010
*Treinamento com braço postiço para a técnica de aplicação da Vacina BCG*


Para a prática de aplicação simulamos um braço feito com um saco plástico, areia, fita gomada e um pedaço de uma meia fina (meia de seda). Com o saco plástico recortado na forma de um retângulo, enrolamos a areia até obtermos um cilindro com o diâmetro aproximado do braço de uma criança recém-nascida. Fecha-se este cilindro com a fita gomada, colocando-o dentro da meia. Deve-se esticar bem a meia a fim de que a mesma fique justa ao plástico, representando o tecido epidérmico.
Dá-se um nó na ponta da meia e corta-se o excesso de tecido. Uma vez pronto o braço postiço, cada três treinando recebem um modelo. Deve ser esclarecido que a meia representa o tecido epidérmico. Deve ficar claro, também, que os treinando devem agir como se aquele cilindro fosse o braço de uma criança. O treinando deve segurar o braço postiço (cilindro) da mesma forma e posição em que se segura o braço da criança a ser vacinada com a BCG. Com os dedos médio, anular e mínimo por baixo do braço e os dedos polegar e indicador por cima, deve esticar a pele no local da aplicação (inserção do músculo deltóide). Posicionando a agulha em angulo de 15 graus, deve-se introduzi-la entre a meia e o plástico. Toda vez que o plástico for perfurado deve-se considerar e alertar o aluno de que aquela seria uma aplicação profunda.
Para verificar se a agulha está corretamente posicionada embaixo da meia, pede-se ao treinando que levante a agulha; quando a mesma está inserida no plástico não é possível fazê-lo. É possível, também, ouvir quando a agulha perfura o plástico, mas o mais importante é desenvolver a habilidade no treinando de controlar o angulo, a profundidade e a porção de agulha a ser introduzida (somente o bisel).
Os treinandos devem praticar até que demostrem segurança e destreza, e consigam inserir a agulha somente embaixo da meia. A técnica deve ser repetida até que o supervisor considere o treinando seguro e apto para aplicação. É indispensável que o supervisor verifique pessoalmente a técnica de cada aluno, levando em consideração a posição da mão ao segurar o “ braço”, a posição dos dedos que esticam a “pele”, a forma de segurar e introduzir a agulha e a profundidade atingida pela agulha Qualquer falha em um destes pontos, por parte do treinando, deve ser apontada e orientada a forma de correção. Após a orientação o treinando deve continuar praticando até superar suas falhas e voltar a ser avaliado pelo supervisor.

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

2 comentários to ''Capacitação para técnica da vacina BCG"

ADD COMMENT
  1. gostaria de uma imagem desse braço postiço para treinar aplicação da BCG,sou enfermeira e dou aulas teóricas e práticas sobre vacinas.Meu e mail : lara_almeida2007@hotmail.com
    Muitooooo obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lara, muito em breve postarei imagem deste braço postiço. Aguarde! Grata!

    ResponderExcluir